A afirmar-se desde 2014, este evento é “um espaço de encontro, partilha e reflexão crítica entre docentes e investigadores comprometidos com a inovação no ensino universitário e politécnico.”

O Congresso que teve como cenário, o Colégio do Espírito Santo, reuniu 191 participantes e contou com a apresentação de 121 comunicações, “testemunhando a crescente atenção dedicada à qualidade, ao rigor e à transformação pedagógica no ensino superior português.”

O CNaPPES conseguiu, ao longo destes 111 anos, consolidar-se como um “espaço privilegiado de partilha, reflexão e construção coletiva sobre práticas pedagógicas no ensino universitário e politécnico, público e privado, congregando docentes e investigadores de todas as regiões e áreas científicas.”

Na sessão de abertura Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, sublinhou que “há vinte anos, refletir sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior era quase impensável; não se discutiam metodologias de ensino nem formas de aprendizagem, mas os desafios atuais exigem uma mudança de paradigma” .

Para a Reitora da Universidade de Évora “Não existe uma resposta fácil para a questão ‘o que é ser professor?’. As gerações mudaram, os contextos transformaram-se, e as exigências colocadas à docência passam, por exemplo, pela integração da inteligência artificial nas práticas educativas. O ensino está a mudar e temos de pensar, juntos, as respostas. Este congresso é precisamente um espaço para isso”, sublinhou Hermínia Vasconcelos Vilar.

Desde a sua criação, o CNaPPES percorreu várias cidades do país, de norte a sul, tendo passado por instituições no Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal, Braga, Santarém, Aveiro, Coimbra e Faro.

Nos dias que antecederam o CNaPPES, realizou-se em Évora uma reunião do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), mais uma oportunidade para refletir e promover a inovação pedagógica para docentes do Ensino Superior e instância que reforçou a articulação entre políticas públicas e práticas docentes.

A realização do CNaPPES 2025 na Universidade de Évora reafirmou “o alinhamento da academia com os objetivos nacionais e europeus para a educação, reforçando o papel central dos docentes na transformação do ensino superior.”

De acordo com a academia alentejana “ao fomentar a partilha entre pares, a discussão crítica e o compromisso com o sucesso dos estudantes, o congresso continua a ser um ponto de encontro essencial para a construção de um sistema de ensino mais inclusivo, inovador e centrado na aprendizagem.”

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