Universidade de Évora recebeu Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
A Universidade de Évora foi palco, durante dois dias, da 11ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES).
A afirmar-se desde 2014, este evento é “um espaço de encontro, partilha e reflexão crítica entre docentes e investigadores comprometidos com a inovação no ensino universitário e politécnico.”
O Congresso que teve como cenário, o Colégio do Espírito Santo, reuniu 191 participantes e contou com a apresentação de 121 comunicações, “testemunhando a crescente atenção dedicada à qualidade, ao rigor e à transformação pedagógica no ensino superior português.”
O CNaPPES conseguiu, ao longo destes 111
anos, consolidar-se como um “espaço privilegiado de partilha, reflexão
e construção coletiva sobre práticas pedagógicas no ensino
universitário e politécnico, público e privado, congregando docentes e
investigadores de todas as regiões e áreas científicas.”
Na sessão de abertura Hermínia Vasconcelos
Vilar, Reitora da Universidade de Évora, sublinhou que “há vinte anos, refletir
sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior era quase impensável; não se
discutiam metodologias de ensino nem formas de aprendizagem, mas os desafios
atuais exigem uma mudança de paradigma” .
Para a Reitora da Universidade de
Évora “Não existe uma resposta fácil para a questão ‘o que é ser professor?’. As
gerações mudaram, os contextos transformaram-se, e as exigências colocadas à
docência passam, por exemplo, pela integração da inteligência artificial nas
práticas educativas. O ensino está a mudar e temos de pensar, juntos, as
respostas. Este congresso é precisamente um espaço para isso”, sublinhou
Hermínia Vasconcelos Vilar.
Desde a sua criação, o CNaPPES percorreu várias cidades do país, de norte a sul, tendo passado por instituições no Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal, Braga, Santarém, Aveiro, Coimbra e Faro.
Nos dias que antecederam o CNaPPES, realizou-se em Évora uma reunião do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), mais uma oportunidade para refletir e promover a inovação pedagógica para docentes do Ensino Superior e instância que reforçou a articulação entre políticas públicas e práticas docentes.
A realização
do CNaPPES 2025 na Universidade de Évora reafirmou “o alinhamento da academia
com os objetivos nacionais e europeus
para a educação, reforçando o papel central dos docentes na
transformação do ensino superior.”
De acordo com a academia alentejana “ao fomentar a partilha entre pares, a discussão crítica e o compromisso com o sucesso
dos estudantes, o congresso continua a ser um ponto de encontro
essencial para a construção de um sistema de ensino mais inclusivo, inovador e
centrado na aprendizagem.”