PCP confirma acordo na Câmara de Beja
A Comissão Concelhia de Beja do PCP confirmou esta quarta-feira, a existência de um acordo com o presidente da Câmara Municipal de Beja que permitirá ao vereador da CDU, Vítor Picado, assumir responsabilidades executivas na autarquia, com os pelouros da Cultura, Turismo, Património e Mobilidade, em regime de permanência.
Em comunicado, o PCP explica que a decisão resulta de “contatos encetados por iniciativa do presidente da Câmara para aferir das condições de exercício do mandato autárquico”, e enquadra-se na prática habitual do partido de partilha de responsabilidades de gestão em municípios onde não detém maioria.
Segundo a estrutura concelhia comunista, esta opção “visa servir os interesses da população de Beja” e concretizar o programa eleitoral da CDU, centrado na defesa dos direitos das populações, na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento do concelho.
O PCP sublinha que o acordo alcançado preserva a total autonomia política da CDU e não condiciona o seu posicionamento sobre matérias essenciais da gestão autárquica, como o orçamento ou as grandes opções do plano. “A independência política e o diálogo construtivo serão mantidos como princípios essenciais”, garante o partido.
Entre os compromissos assumidos pelo presidente da Câmara, e que viabilizaram a participação da CDU na gestão municipal, destacam-se a garantia de meios financeiros adequados para os pelouros atribuídos, autonomia de gestão nas áreas sob responsabilidade da CDU e o respeito pelos direitos dos trabalhadores municipais — nomeadamente através da valorização de carreiras, aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade e da opção gestionária.
A Comissão Concelhia de Beja do PCP destaca ainda que o acordo contempla a defesa do caráter público da gestão autárquica, rejeitando privatizações e defendendo a reversão faseada de serviços externalizados, bem como a gestão pública dos serviços de águas, saneamento e resíduos.
O partido afirma ter colocado como condição para a aceitação dos pelouros um reforço substancial dos orçamentos nas áreas da Cultura e do Património, de forma a garantir o cumprimento dos compromissos eleitorais, em particular o apoio ao movimento associativo e o reforço do investimento cultural.
“O único compromisso do PCP e da CDU é com o concelho de Beja e com as suas populações”, conclui a nota.
Comente esta notícia
Destaques
Beja Consegue e CDU formalizam acordo para a governação do município de Beja
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
Pedro do Carmo acusa Governo de deixar cair ampliação do Hospital de Beja no OE
