Serpa e São João da Madeira reforçam cooperação na valorização da arte contemporânea
Serpa e de São João da Madeira reforçaram a cooperação com o objetivo de aprofundar a valorização da arte contemporânea e fomentar a criação artística nos respetivos territórios. Nesse sentido, foi assinado um protocolo entre os dois municípios.
A dinamização conjunta de oficinas artísticas, programas de formação, residências e exposições, bem como a divulgação cruzada das atividades culturais e o cofinanciamento de projetos comuns são algumas das iniciativas que estão contempladas.
A ideia passa por estimular o intercâmbio entre artistas, curadores e públicos dos dois municípios, promovendo uma rede colaborativa e descentralizada de criação e fruição artística.
A câmara municipal de Serpa, no âmbito do plano estratégico “Serpa Museu Aberto”, tem vindo a consolidar uma rede de espaços dedicados à arte contemporânea, de onde se destaca a Galeria Municipal de Arte Contemporânea de Serpa (GMAC), a Casa Museu Francisco Relógio e o futuro Museu do Humor e do Absurdo. O Município de São João da Madeira gere o Centro de Arte Oliva (CAO), uma estrutura de referência nacional na programação de exposições e gestão de coleções de arte contemporânea e arte bruta, que acolhe as coleções Norlinda e José Lima e Treger/Saint Silvestre.
O protocolo agora estabelecido surge no âmbito da parceria estabelecida para a exposição “Francisco Relógio: pinturas e desenhos inconjuntos 1955-1997”, que vai decorrer entre abril de 2025 e fevereiro de 2026, e que inclui também o Município de Almada, e representa um passo significativo na construção de sinergias entre os territórios e na promoção de uma oferta cultural descentralizada.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país
