Ourique acolhe prova de acesso ao Mundial de gravel
O concelho de Ourique recebe este fim de semana a primeira edição do UCI Alentejo Gravel, prova que poderá dar acesso ao Mundial desta variante do ciclismo, a disputar na Austrália em 2026.
“Vai ser um grande evento”, frisou à agência Lusa João Cabreira, da empresa que organiza a competição, apoiada pela Câmara Municipal de Ourique e pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.
João Cabreira referiu que estão inscritos mais de 800 ciclistas, de 37 nacionalidades, e assumiu: “As expectativas são que a prova seja um sucesso. São Pedro parece que nos vai ajudar e esperamos que tudo corra dentro da normalidade”.
A primeira edição do UCI Alentejo Gravel será constituída por dois percursos, um de 87 quilómetros e outro de 119, que serão percorridos pelos participantes na manhã de domingo, a partir das 09:00.
A iniciativa integra ainda no seu programa o evento Gravel Kids, destinado aos mais novos, no sábado, e uma caminhada, na manhã do dia seguinte, além de uma exposição de produtos endógenos.
Para o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, este será “o maior evento desportivo que o concelho recebe nos últimos anos”.
“É uma prova que vai afirmar o nome de Ourique e afirmar aquelas que são as nossas condições naturais para a prática deste tipo de desportos”, disse o autarca à Lusa, acrescentando tratar-se de “um momento importante” para o concelho e para região.
O presidente da câmara municipal referiu ainda que o gravel, disputado maioritariamente em caminhos de gravilha ou trilhos, “tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos”, sendo “uma modalidade para a qual Ourique e a região tem condições de excelência para a sua prática, fruto daquilo que é o seu espaço natural”.
Já o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, disse ser “um orgulho” para a região receber um evento desta natureza.
“É um investimento estratégico porque internacionaliza a região”, afirmou.
José Manuel Santos considerou que o Alentejo “não conseguiu este evento por acaso, mas sim por apostar em centros de ‘cycling’ desde há 10 anos”, garantindo: “O Alentejo acredita no turismo em bicicleta, acredita no gravel e este evento, que reunirá os melhores intérpretes internacionais desta disciplina, contribuirá para termos pessoas em Ourique e no Baixo Alentejo”, disse.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país

