A 3.ª edição da Feira do Livro é organizada pela Câmara de Beja, em parceria com a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, a Rede de Livreiros Independentes e o Clube das Mulheres Escritoras. 

Em comunicado, o município explicou que o "foco do programa" da Feira do Livro deste ano, que decorre até domingo, está nos "escritores e leitores", assim como na "palavra escrita e lida" e na "promoção da leitura", estando previstos "momentos de partilha, leituras e muita diversão".

O evento vai decorrer na zona pedonal do centro histórico da cidade, nomeadamente nas Portas de Mértola, na Rua Capitão João Francisco de Sousa e no Jardim do Bacalhau, onde "os livreiros, os artesãos, os artífices da palavra e da escrita, os escritores e os leitores estarão para receber, ler, surpreender e estar à conversa com quem por ali passar", disse a organização.

O programa receberá "livreiros vindos dos quatro cantos do país", alguns deles generalistas e outros com áreas de especialização diversas, como literatura feminina e LGBTQIAPN+, cultura africana, brasileira ou infantil.

“Afonso Reis Cabral, Gonçalo M. Tavares, Gisela Casimiro, Lénia Rufino, Rita da Nova, Lourenço Seruya, Álvaro Curia e Bernardo Mendonça são alguns dos mais de 100 escritores e mediadores de leitura que passarão pela feira”, destacou a autarquia.

Estes participantes, que incluem também autores naturais da região de Beja, vão estar envolvidos em tertúlias, sessões de leitura e autógrafos, acrescentou.

Os "jovens embaixadores da leitura" são Francisco Borges, conhecido como o "devoradorsaurius de livros", o mais recente autor português César Diogo Pereira e a jovem bejense distinguida como "uma das 100 crianças prodígio a nível mundial" Lauryn Teixeira.

O programa inclui ainda o lançamento da 5.ª edição do Prémio Literário Joaquim Figueira Mestre e a apresentação do Prémio Literário e de Ilustração Infantil e Juvenil ASSESTA/IP2N4-ART, promovido pela ASSESTA, às 19:00 da jornada inaugural.

Estas premiações decorrem em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e o movimento IP2N4-ART, com o apoio da Câmara de Beja.

Durante os quatro dias de feira, estará também disponível o Mercadinho Urbano com os projetos "Boneca de Trapo", "Cá se faz", "Cila's Craft", "Entretengas da Arsénia" e "Oficina 3".

A Feira do Livro alterna na agenda cultural de Beja com o festival Palavras Andarilhas.


Fotografia de arquivo

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.