Hoje é apresentada uma exposição fotográfica que tem como protagonista a planta do cardo, sob o olhar de quem trabalha com ela, em prol da valorização económica deste recurso endógeno de elevado valor.

Intitulada “Cardo-Um recurso endógeno”, esta exposição reúne as diferentes fases de desenvolvimento da planta Cynara cardunculus, vulgarmente conhecida por cardo, desde o momento da germinação da planta até à floração, encerrando o ciclo anual de desenvolvimento quando as primeiras sementes voltam à terra, arrastadas pelos ventos de final de Verão. A exposição pode ser visitada em detalhe na página de Facebook e no canal YouTube do CEBAL

Na 6ªfeira a proposta é um seminário online que pretende reunir investigadores e produtores do setor dos frutos secos no Alentejo, partilhando experiências e conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável desta fileira.

Com o tema “Frutos secos do Alentejo-o Contributo da Ciência para a Sustentabilidade do Sector”, o seminário marcado para as 14.00 horas, pretende explorar, pela parte da Ciência, as estratégias de ação territoriais e ferramentas biotecnológicas para a produção de amendoeiras de elevada qualidade fitossanitária, bem como as estratégias agronómicas sustentáveis para maior produtividade dos pomares. Do tecido produtivo, com a perspetiva de quem produz, haverá a partilha das suas experiências e visões e das práticas de produção que aplicam.

A sessão pode ser acompanhada em direto na plataforma Zoom. Para mais informações consulte a página de Facebook do CEBAL ou o site www.cebal.pt.

O Dia do Fascínio pelas Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organisation (EPSO), que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas, e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem às centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas. O CEBAL afirma que "tem sido participante assíduo, celebrando este dia e dando a conhecer a investigação desenvolvida nesta área.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.