Dirigido aos agricultores dos concelhos de Mértola e Serpa, abrangidos pela área do Parque Natural do Vale do Guadiana, o Programa Territorial +SOLO +VIDA pretende capacitar estes agentes locais para a adoção de 10 boas práticas agrosilvopecuárias de combate à degradação do solo nas suas explorações.

Ao mesmo tempo, o projeto irá realizar um diagnóstico das principais barreiras à adoção de boas práticas e desenvolver um modelo de governança para impulsionar a adaptação às alterações climáticas a nível local. Preencha este formulário e aguarde o nosso contacto.

Neste momento, o projeto está na fase de angariação de agricultores e produtores agrosilvopecuários interessados em participar, beneficiando da implementação de medidas de melhoria de fertilidade e de aumento de produtividade, em 94 hectares, nas explorações inseridas na área protegida.

Entre as dez boas práticas agrosilvopecuárias, encontram-se, por exemplo, a retenção e a conservação da água na paisagem, o restauro de linhas de água, a melhoria do mosaico mediterrânico, assim como, a recuperação da regeneração natural, a implementação de pastagens permanentes ou a gestão adaptativa do pastoreio.

O Programa Territorial +SOLO +VIDA é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e a International Development Norway, com cofinanciamento do programa europeu EEA Grants.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.