+SOLO +VIDA para combater a degradação do solo no Parque Natural do Guadiana
A apresentação Pública do “Programa Territorial +SOLO +VIDA e iniciativas sinergéticas”, acontece, hoje, entre as 15h00 e as 17h30, no Pavilhão Multiusos de Mértola.
Dirigido aos agricultores dos concelhos de Mértola e Serpa, abrangidos pela área do Parque Natural do Vale do Guadiana, o Programa Territorial +SOLO +VIDA pretende capacitar estes agentes locais para a adoção de 10 boas práticas agrosilvopecuárias de combate à degradação do solo nas suas explorações.
Ao mesmo tempo, o projeto irá realizar um diagnóstico das principais barreiras à adoção de boas práticas e desenvolver um modelo de governança para impulsionar a adaptação às alterações climáticas a nível local. Preencha este formulário e aguarde o nosso contacto.
Neste momento, o projeto está na fase de angariação de agricultores e produtores agrosilvopecuários interessados em participar, beneficiando da implementação de medidas de melhoria de fertilidade e de aumento de produtividade, em 94 hectares, nas explorações inseridas na área protegida.
Entre as dez boas práticas agrosilvopecuárias, encontram-se, por exemplo, a retenção e a conservação da água na paisagem, o restauro de linhas de água, a melhoria do mosaico mediterrânico, assim como, a recuperação da regeneração natural, a implementação de pastagens permanentes ou a gestão adaptativa do pastoreio.
O Programa Territorial +SOLO +VIDA é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e a International Development Norway, com cofinanciamento do programa europeu EEA Grants.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
