Em 2026, a Feira do Queijo do Alentejo vai ter 54 stands só dedicados ao queijo com 250 variedades de queijo, num total de 170 expositores de vinhos, enchidos, mel, doçaria e bebidas licorosas, artesanato, exposição de ovinos, tasquinhas, maquinaria agrícola e várias instituições locais e regionais.

De acordo com a organização “a edição deste ano surge aumentada e reforçada, com mais espaço na tenda das tasquinhas para acolher os concertos e o habitual convívio e, também, pelas ações de valorização de práticas sustentáveis e formação de novas gerações de profissionais ligados ao setor e o acesso a novos mercados.”

Com Denominação de Origem Protegida, para além do Serpa DOP, o certame vai ainda contar com o Queijo da Beira Baixa, o Queijo de Évora, o Serra da Estrela, S. Jorge, Mahon-Menorca e Manchego. Marca ainda presença o queijo certificado em modo de produção biológica, queijinhos de cabra, queijo azul com alho preto, queijo fresco com torrão de alicante ou com pera, queijo de vaca fumado, almece e requeijão, entre muitos outros.

Esta edição da Feira do Queijo reforça a sua dimensão internacional, com a presença de nove produtores de Espanha e da parceria com a Quesandaluz – Associação de Queijeiros da Andaluzia, com um espaço próprio dedicado aos queijos andaluzes e participação de quatro queijarias convidadas, com uma seleção de queijos de ovelha e de cabra, alguns deles premiados em prestigiados concursos internacionais.

A Feira do Queijo é também um espaço de reflexão e de debate, nos 40 anos da Política Agrícola Comum e nos 30 anos da publicação da certificação DOP do Queijo Serpa no jornal da União Europeia, são de destacar os colóquios “Queijo Serpa DOP: Tradição e Novos Mercados” e “O Futuro tem Queijo Serpa DOP – Novas gerações, novas ideias, o mesmo sabor de sempre”.

Outro ponto alto é a assinatura do protocolo de parceria para a constituição e dinamização do SIPAM – Sistema Importante do Património Agrícola Mundial “O Montado da Serra de Serpa”, uma distinção recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO que reconhece o valor único do montado da Serra de Serpa, enquanto sistema agrícola tradicional, sustentável e também profundamente ligado à produção do Queijo Serpa DOP e à identidade do território.

O Concurso de Ovinos da Raça Ile de France e Concurso Regional do Cão da Serra de Aires, para além do concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo” e no stand da CIMBAL, diariamente, será feita a promoção do Baixo Alentejo – Cidade Europeia do Vinho 2026 –, com provas de vinhos são outros destaques do programa.

No que toca aos espetáculos, no dia 21, sábado, os Vizinhos sobem ao palco principal, no espaço das Tasquinhas. Durante o fim-de-semana., estão ainda previstas as atuações de Joana Gonçalves & Os Terra Forte, Trigo Roxo, Filipe Alves, As Vozes, Rockustico, Duarte Alves, para além da Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa, Cante Alentejano e os DJ Pete Tha Zouk, DJ DIDZ e DJ Sunlize, já pela noite dentro.

A Feira do Queijo do Alentejo tem entradas gratuitas e o programa está disponível em Site Autárquico CM Serpa - XXV Feira do Queijo do Alentejo

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.