Rede Alimentar de Mértola tem novas hortas para produção e consumo de alimentos locais
Implementar um sistema alimentar de base local, com o reforço da produção e consumo de alimentos de base local adotando práticas agroecológicas é o principal objetivo do projeto Rede Alimentar de Mértola.
Segundo o município de
Mértola “uma das ações da rede assenta no reforço da necessária capacidade de
produção local de hortícolas e frutícolas, recuperando-se e potenciando-se a
herança local de trabalhar pequenas hortas, agora abandonadas.”
Nesse sentido e no âmbito do projeto “A Cozinha da Avó” promovido pela Casa do Povo de Santana de Cambas, estão em fase de implementação duas novas hortas: a Horta do Combral em Santana de Cambas num terreno, gentilmente, cedido por um agricultor e proprietário agrícola local e a Horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.
Ainda segundo a autarquia da vila museu “num esforço coletivo de reforçar a soberania alimentar do território, um conjunto de instituições coopera para que, num futuro próximo, possamos incorporar no nosso sistema alimentar local (restaurantes, comercio local, cantinas) mais alimentos de produção local.”
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos solos e aumentar a sua capacidade de retenção de água o município de Mértola cede regularmente estilha e matéria orgânica proveniente das podas e limpezas de áreas verdes e apoia com alojamento o programa local de voluntariado para a agroecologia que possibilita a disponibilização de voluntários para ajuda nos trabalhos das hortas.
A Câmara Municipal de Mértola é o investidor social deste projeto e tem como parceiros a Santa Casa da Misericórdia de Mértola, o Centro de Apoio a Idosos da Moreanes, o Centro Social de Montes Altos e a Associação Terra Sintrópica.
Fotos: C.M.Mértola
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país
