Queijo Serpa um dos vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões
O Queijo Serpa é um dos vencedores da quarta edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de gastronomia, de acordo com a Câmara Municipal de Serpa.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, que envolveu a participação de 346.000 portugueses, identifica o que de melhor existe em cada região, ao nível do património natural e construído, gastronomia, arte e cultura, referências regionais e nacionais, bem como empresas que se diferenciam a nível regional.
A autarquia serpense considera que esta "distinção destaca a excelência e elevado nível de satisfação junto dos consumidores do Queijo Serpa, e vem juntar-se a inúmeras outras que tem vindo a obter ao longo dos anos.

No site do Prémio Cinco Estrelas Regiões pode ler-se "o queijo Serpa DOP é um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada obtida por esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite cru de ovelha. O fabrico é efetuado duas vezes por dia de modo a reduzir o mais possível o espaço de tempo decorrido após a ordenha. O tempo de cura é de 30 dias. Este queijo tem como particularidades de processo o facto do corte ser feito com apenas quatro movimentos, praticados com base em crenças religiosas. Tem ainda a singularidade do pano utilizado para a filtração do leite ser dobrado rigorosamente 40 vezes."