O terminal Vasco da Gama integra um plano de investimentos da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), no valor global de 1,2 mil milhões de euros até 2035, estando previsto que o concurso internacional contemple uma concessão estimada em 560 milhões de euros.

Segundo revelou o presidente da APS, Pedro do Ó Ramos, citado em nota de imprensa sobre o encontro Porto Maritime Week, organizado pelo Transportes & Negócios, o novo estudo visa prevenir o cenário de 2019, quando o concurso internacional para o Terminal Vasco da Gama ficou deserto devido à pandemia de Covid-19 e a uma exigente componente de investimento.

No encontro Maritime Week, que se realiza no Porto até 26 de setembro, Pedro do Ó Ramos destacou a “vantagem competitiva da localização de Sines, que atualmente dispõe de mais de 20 rotas semanais para todo o mundo”.

Salientou também a “relevância logística” de Sines, que considerou ser “um polo industrial estratégico, com 20 mil milhões de euros de investimento potencial identificado, sobretudo em áreas como o hidrogénio verde e o aço verde”.

Na nota, Pedro do Ó Ramos adianta que a APS decidiu avançar com este estudo de mercado em articulação com o Governo, para recolher contributos junto do mercado e identificar as condições que os operadores privados consideram determinantes para participarem na futura concessão, de forma a evitar que o próximo concurso para o Terminal Vasco da Gama volte a ficar deserto.

De acordo com a informação avançada no encontro do Porto, o futuro Terminal Vasco da Gama e a expansão em curso do Terminal XXI, vão permitir que o Porto de Sines reforce a sua posição como ‘hub’ logístico global.

 

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