PCP recomenda ao governo conclusão do IP8
O PCP apresentou um projeto de resolução no parlamento em que recomenda ao Governo a retoma da construção da totalidade do Itinerário Principal (IP) 8, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa.
Este projeto de resolução dos comunistas,
subscrito pelos 10 deputados eleitos pelo partido, foi entregue na terça-feira
na Assembleia da República.
Os parlamentares comunistas recomendam ao Governo que “assegure a conclusão do IP8 na sua totalidade, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, conforme definido no Plano Rodoviário Nacional, com duas vias de trânsito em cada sentido e sem portagens”.
Ao executivo socialista, os deputados do PCP pedem também que “proceda à reabilitação urgente das estradas nacionais (EN) 259, 121 e 260”, com o objetivo de “melhorar as condições de circulação e segurança” nestas vias.
O lançamento do “concurso público para elaboração do projeto de execução para a reabilitação da EN260” e a rentabilização do “investimento já realizado em expropriações e obras atualmente suspensas”, retomando a sua conclusão, são outras reclamações.
Na exposição de motivos da iniciativa, o PCP salienta que o IP8 desempenha “funções de interesse nacional ou internacional”, uma vez que liga “o principal porto nacional, o Porto de Sines, o aeroporto de Beja e a fronteira com Espanha”.
Os comunistas lembram que a empresa pública Infraestruturas de Portugal já publicou os anúncios para a elaboração dos projetos de reabilitação da EN121/IP8 e da EN259/IP8, encontrando-se “já na fase de avaliação das propostas”.
“É de facto necessária a reabilitação constante nos referidos procedimentos, desde logo pelo avançado estado de degradação” das vias, “como também pelos riscos para a segurança dos seus utilizadores”, realça o partido.
Contudo, segundo o PCP, a situação “é extensível” ao restante troço do IP8, nomeadamente à EN260, que liga Beja a Serpa, a Vila Verde de Ficalho e à fronteira com Espanha, que se encontra “em avançado estado de degradação” e que “deve também ser alvo de reabilitação”.
O IP8 integra atualmente o traçado das EN259, EN121 e EN260, no distrito de Beja, mas “há muito que foi decidida a separação de traçados”, com a construção daquele itinerário principal, “em paralelo às estradas, com perfil de autoestrada e sem portagens”, refere.
Recordando que, em 2012, durante o Governo PSD/CDS-PP, “as obras entre Santiago do Cacém e Beja foram canceladas, sem previsão de retoma”, os parlamentares comunistas alegam que o atual Governo do PS também não revela “intenção de as concluir”.
Nesse sentido, o PCP defende a reabilitação das “estradas nacionais que atualmente integram o traçado do IP8” e o aproveitamento dos “milhões de euros já gastos nas expropriações de milhares de hectares e nas obras já iniciadas e abandonadas que se degradam de dia para dia” para que “o IP8 fique com duas vias de trânsito em cada sentido sem portagens em toda a sua extensão entre Sines e Vila Verde de Ficalho”.
Leia também
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD

