A pergunta, datada de quinta-feira e divulgada hoje pela Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, foi subscrita pelo deputado comunista Bruno Dias e dirigida ao Ministério das Infraestruturas.

“Não basta fazer grandes eixos ferroviários e rodoviários sem que exista uma visão estratégica para o território de forma que os próprios sirvam os interesses do desenvolvimento”, sublinhou, na pergunta, o parlamentar do PCP.

Considerando que a construção da nova ferrovia entre Sines e Caia (Elvas) “constitui-se como um importante investimento”, Bruno Dias defendeu que esta infraestrutura “necessita de ter em conta os interesses da região”.

“A nova ligação Évora - Elvas deve, por isso, ser olhada como uma importante linha ferroviária para o interior do país, com a mesma relevância que lhe é dada como troço de uma linha internacional de mercadorias e de passageiros”, sublinhou.

Na pergunta, o deputado comunista realçou que entidades e população reivindicam que “a região possa sentir os impactos deste investimento”, lembrando que dois projetos de resolução do PCP nesse sentido foram aprovados por unanimidade no parlamento.

Já passaram “cinco anos sem que nada tivesse sido feito pelo Governo no sentido de dar cumprimento às resoluções aprovadas”, notou, assinalando declarações do primeiro-ministro a defender a construção de um terminal de mercadorias na zona de Alandroal.

Bruno Dias disse que as declarações de António Costa, em junho, no Alentejo, são “aparentemente positivas”, mas vincou que, além deste, “são necessários outros investimentos”, nomeadamente a criação de terminais de mercadorias em Évora e Vendas Novas.

Com esta pergunta, o deputado do PCP questionou se o Governo tem um plano para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros de âmbito regional e se considera reativar, recuperar e ampliar a rede ferroviária existente.

Entre outras questões, o parlamentar também quer saber o calendário de execução do terminal de Alandroal, se o Governo contempla transporte de passageiros e se estão previstos terminais de mercadorias em Vendas Novas e Évora.

Estão em obra os quatro troços que vão integrar o denominado Corredor Internacional Sul, entre Sines e a fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre), no âmbito do Programa de Investimentos na Expansão e Modernização da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”.

O projeto pretende reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia, e “aumentar a eficiência e atratividade” do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

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As Populações Existem A Reabertura, O Prolongamento Da Linha De Évora Entre Casa Branca E Sines Por Alcácer Do Sal, Da Reabertura Da Mesma Linha Entre Évora E Estrumos, Com A Com A Continuação Até Elvas Via Ramal De Vila Viçosa, Concordância E Com Rutura De Carga Existe Em Estrumos, E Da Reabertura De Todas A Estações E Apeadeiros Desta Linha De Évora Com Electrificação De 25MV/50HZ Na Totalidade Da Linha De Évora Modernização Em Toda A Linha De Évora Ok.????????

Bruno Rodrigues

17/08/2023

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