Parque Natural do Vale do Guadiana celebra 30º aniversário
O Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) celebra o seu 30º aniversário com um conjunto de atividades a partir de hoje e até ao próximo dia 26.
Hoje é o dia do aniversário e estão previstas duas iniciativas o webinar “30 anos – PNVG” e o dia aberto + workshop “Valorizar o Montado no Parque Natural do Vale do Guadiana” .
No dia 22 de novembro a proposta é um dia aberto no Monte do Vento e no dia seguinte, 23 de novembro é assinalado o Dia da Floresta Autóctone com duas caminhada, ainda a confirmar, “Recolha de Sementes” e a Caminhada pelo PR6 – Entre a Estepe e o Montado
Para o último dia de comemorações está agendada uma ação de plantação de arvores autóctones.
No PNVG existem, em permanência, percursos pedestres, rota de observação de aves, exposição "Da desertificação à regeneração", observatório do Lince-ibérico, em S. João dos Caldeireiros e observatório do Rio-Antigo Posto da Guarda Fiscal (Foz da Ribeira de Oeiras).
O Parque Natural do Vale do Guadiana situa-se no vale médio do rio Guadiana, em território pertencente aos concelhos de Mértola e Serpa, possuindo um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Estes fatores, conjugados com a circunstância da identidade desta paisagem se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo, justificaram a sua classificação, como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região.
O Parque Natural estende-se por 69.665,94 ha, abrangendo parte dos concelhos de Mértola e Serpa num troço de rio que se estende desde uma zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão, fronteira entre o Alentejo e o Algarve.
