Em comunicado, enviado ao Atual é  realçado que “este AECT – uma entidade jurídica de cooperação europeia – será responsável, a nível transfronteiriço, pela coordenação da candidatura do território a Geoparque Mundial da UNESCO, integrando quatro municípios portugueses e 35 municípios espanhóis”.

A mesma fonte adianta que “a formalização deste memorando representa um passo decisivo para o reforço da parceria entre estas entidades, assumindo-se como um instrumento estruturante para o território”.

“O AECT permitirá potenciar as oportunidades de desenvolvimento económico, particularmente no setor do turismo, promovendo, simultaneamente, a coesão social e territorial, o desenvolvimento rural sustentável e a preservação dos valores naturais e culturais que caracterizam esta região ibérica”, afirma a Câmara de Mértola.

 O processo de criação deste agrupamento enquadra-se no projeto GEOTRANS, cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP Espanha-Portugal 2021-2027, reforçando a importância da cooperação transfronteiriça enquanto alavanca para o progresso económico e social das regiões envolvidas.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.