Já está publicado em Diário da República, o anúncio de procedimento relativo à empreitada que prevê a remodelação e requalificação do piso 0 do edifício do Mercado Municipal, imóvel propriedade da câmara municipal de Moura.

A intervenção incide maioritariamente sobre o piso térreo, mantendo-se o piso superior afeto aos serviços técnicos da câmara municipal de Moura, sem alteração da sua utilização ou organização funcional. 

Aquilo que se pretende com esta remodelação é adaptar o piso 0 a novas valências, dotando-o de condições espaciais, funcionais, técnicas e ambientais adequadas às exigências atuais, assegurando simultaneamente a correção de patologias construtivas existentes.  Este piso vai passar a integrar três valências distintas e complementares, designadamente a Loja do Cidadão (inclui gabinetes e arquivo), o Mercado Municipal e um Espaço de Restauração e Bebidas (Cafetaria).

Segundo o município de Moura, a requalificação do Mercado, é uma “intervenção estruturante para a valorização do património arquitetónico e para a dinamização económica e social do concelho”.,

A intervenção no Mercado Municipal de Moura está prevista no âmbito do Investimento Territorial Integrado (ITI) do Baixo Alentejo 2021-2027.

Ainda de acordo com a autarquia “o imóvel encontra-se inserido em Zona Especial de Proteção (ZEP), circunstância que condiciona e enquadra a intervenção proposta, exigindo uma abordagem criteriosa e respeitadora da identidade arquitetónica e patrimonial do edifício.”

O edifício existente, da autoria do arquiteto Jorge Almeida Segurado, cuja construção se iniciou em 1927 e cuja inauguração ocorreu em 1931, constitui um exemplar de reconhecido valor da arquitetura modernista portuguesa.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.