Laboratório de Química da ACOS tem mais uma valência
O laboratório de Química da ACOS, que realiza análises à azeitona e ao azeite, tem ao dispor mais uma valência que vai funcionar já nesta campanha olivícola. Trata-se da análise sensorial de azeite, realizada pelo painel de provadores da ACOS.
De acordo com a ACOS “depois de um processo de seleção e de formação, o longo treino dos provadores que integram o Painel de Análise Sensorial de Azeite decorreu já na sala de provas, um novo espaço devidamente equipado para o efeito, que cumpre todos os requisitos regulamentares.”
A ACOS acrescenta ainda que “para esta avaliação é usada uma plataforma digital de registo de dados da análise sensorial de azeite, criada de raiz pela equipa de informática da ACOS.”
Miguel Ferro, investigador do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo) foi quem coordenou este processo e vai ser o Chefe de Painel.
Com a constituição do Painel de Provadores, em colaboração com o CEBAL, a ACOS completa as determinações analíticas obrigatórias para a verificação da qualidade do azeite, disponíveis no Laboratório, passando assim a designar-se Laboratório de Química e de Análise Sensorial.
A funcionar desde 2012, o Laboratório de Química da ACOS, aberto a produtores, lagares, compradores, exportadores de azeite e consumidores, recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de todo o País.
Comente esta notícia
Destaques
Beja Consegue e CDU formalizam acordo para a governação do município de Beja
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
PCP confirma acordo na Câmara de Beja
