IPBeja: Detetada nova planta invasora em campos agrícolas do Ribatejo
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) revela, em nota de imprensa, que foram, recentemente, detetadas populações da planta Amaranthus palmeri S. Watson em campos de milho na região do Ribatejo.

De acordo com o IPBeja “trata-se de uma espécie invasora originária da América do Norte, de grande porte (pode atingir os 3 metros), que representa uma grave ameaça aos agroecossistemas, não só pela sua elevada capacidade de reprodução — podendo produzir mais de 60 mil sementes por planta — mas também, pela sua longevidade e resistência a herbicidas, o que dificulta o controlo e erradicação.”
Afirma ainda o IPBeja, que a deteção desta espécie resulta de um trabalho que efetuou juntamente com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e que já foi elaborada uma nota explicativa e um poster de identificação da planta, ambos disponíveis para apoiar os produtores e técnicos agrícolas na sua identificação e combate.
O IPBeja apela à “vigilância no terreno e à rápida comunicação de quaisquer suspeitas de ocorrência da planta, contribuindo assim, para a proteção da produção agrícola nacional.”