IPBeja: Cátedra UNESCO em Etnobotânica promove atividades
A Cátedra em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal com sede no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai promover um conjunto de iniciativas nos meses de Verão.

Durante a Semana Acesso Cultura 2025, realizam-se visitas orientadas ao Museu Botânico e ao seu acervo.
Há também as Rotas de Transformação, trata-se de um ciclo de ações formativas composto por módulos, workshops de desenvolvimento e conferências, a ter lugar, numa fase inicial, na ESTIG.
Outra proposta é a Academia Botânica, uma iniciativa conjunta da Cátedra e do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, em curso na sede da Fundação, assim como, a Botânica e Arte, um curso promovido em articulação com a Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Está ainda prevista a realização do Tesouro Botânico, um itinerário orientado a desenvolver pelos Serviços Educativos do Museu do Tesouro Real (Palácio Nacional da Ajuda).
A Cátedra em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal foi instituída pela UNESCO, no Instituto Politécnico de Beja, em janeiro de 2023.
Criar um fórum participativo que promova a educação científica, a interdisciplinaridade, a transversalidade e unicidade do conhecimento, através do estudo da botânica é a sua principal missão
A atividade da Cátedra UNESCO em Etnobotânica pode ser consultada em www.unescobotanica.pt