Em nota de imprensa, a FAP, afirma que “neste momento decorre a montagem dos componentes, prevendo-se que os trabalhos estejam concluídos até ao final do primeiro trimestre de 2025”, segue-se um período de aceitação, prevendo-se que o simulador esteja totalmente pronto a operar em junho.

O simulador é uma autêntica réplica do cockpit do avião KC-390, garantindo assim que a quase totalidade dos voos de treino e de qualificação sejam realizados sem recurso às aeronaves. Para a FAP esta situação “vai originar uma maior racionalização de recursos, nomeadamente combustível e menor desgaste das aeronaves, e uma maior disponibilidade para a concretização de missões operacionais e de treino, para além dos benefícios ambientais.2

Com este simulador, é possível à Força Aérea treinar as tripulações de KC-390 em todas as circunstâncias, com relevância para as simulações de emergências.

O KC-390, produzido pela Embraer, equipa a Esquadra 506 – "Rinocerontes" é uma aeronave de alcance intercontinental, dotada de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

 

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