A iniciativa é promovida pela câmara municipal, que em comunicado enviado à agência Lusa explicou que o evento tem como objetivo divulgar “a cultura, em particular o cante alentejano, mas também a gastronomia e as vivências de diferentes regiões e países”.

Depois de Cuba, Espanha, Itália, França, Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa, este ano o convidado do Festicante é a Ucrânia, “numa partilha multicultural” de sons e gastronomia, reforçou.

A edição de 2025 do festival vai decorrer no Parque da Vila de Aljustrel e arranca pelas 12:00 de hoje, com a abertura de um mercado de artesanato, antiguidades e produtos locais.

A música é um dos grandes destaques do evento, com concertos de José Diogo Bento, acompanhado pelo Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel e da banda Os Vizinhos, a partir das 21:00 deste sábado.

Amamnhã, a partir das 20:30, está previsto um espetáculo de Bélen Pasqualini e Gonçalo Narciso, a que segue um concerto António Caixeiro.

Pelo palco do Festicante passarão ainda, entre outros, vários grupos corais do concelho de Aljustrel, a banda ucraniana Shaleni Ukry e os alunos da escola de dança “As Estrelinhas”.

Oficinas de gastronomia e vinhos, ‘workshops’ de dança ucraniana e tasquinhas são outros dos destaques do programa do Festicante.

No âmbito do evento está ainda prevista a inauguração, às 15:00 de hoje, da exposição “Rostos da Alma Ucraniana”/“Vozes e Visões”.

A mostra junta trabalhos de Bogdan Dide e de elementos do NAVA – Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel e estará patente no Centro D’Artes de Aljustrel.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.