Esta parceria marca o arranque das ações previstas no Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo 2026–2031, que estabelece, entre os seus objetivos, a ambição de duplicar as exportações ao longo desse período.

O programa "Exportação como Motor de Valor – CVRA & AICEP" inaugura uma nova fase na abordagem da região aos mercados externos, assente numa ambição de crescimento sustentado, na qualificação da oferta e na criação de valor.

O início deste programa está agendado para o dia 13 de janeiro, na Rota dos Vinhos do Alentejo, e dirige-se a produtores e empresas de vinhos do Alentejo com diferentes níveis de maturidade na exportação, desde aqueles que estão a dar os primeiros passos nos mercados internacionais até empresas já com experiência exportadora.

Paulo Rios de Oliveira, Administrador da AICEP afirma que "a internacionalização exige visão estratégica, conhecimento profundo dos mercados e capacidade de execução. Com este programa, a AICEP reforça o seu compromisso em apoiar os produtores do Alentejo na construção de uma presença internacional mais estruturada, competitiva e geradora de valor sustentável para o país”.

Quanto a Luís Sequeira, presidente da CVRA considera que "num contexto de crescente exigência e concorrência nos mercados internacionais, a exportação afirma-se como um eixo crítico de desenvolvimento para o setor vitivinícola do Alentejo. Esta parceria vem reforçar a internacionalização como um pilar estratégico, colocando a região numa trajetória clara de expansão internacional e de valorização económica".

Projetar o Alentejo como uma das grandes regiões de vinho do mundo, afirmando-o internacionalmente através de uma abordagem holística que integra vinho, gastronomia, azeite, cultura e autenticidade territorial é o principal objetivo do Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo 2026–2031-

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.