A comissão dinamizadora da Plataforma é constituída por Claudino de Matos, Diretor Geral da ACOS e Porta-Voz principal da Plataforma Alentejo, João Proença, presidente da Casa do Alentejo e membro da Comissão Executiva do Movimento AMAlentejo, José Queiroz, ex-presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, José Soeiro, ex-deputado eleito pelo círculo eleitoral de Beja e Manuel Valadas, porta-voz do Movimento Melhor Alentejo. A Plataforma conta com o apoio técnico de Carlos Gaivoto, Mestre em Engenharia de Transportes, Élio Bernardino, Mestre em Estruturas, especialista em ferrovia (IST), Jorge Rocha, especialista em Transportes e Avaliações de Engenharia e Manuel Tão, Investigador e Professor da Universidade do Algarve.

Perante a “Resolução do Conselho de Ministros” que cria uma Comissão Técnica Independente para avaliar e recomendar a localização geográfica de uma infraestrutura estratégica aeroportuária, até dezembro de 2023 e face aos índices de crescimento do tráfego aeroportuário de Lisboa, a Plataforma Cidadã, considera que o “Aeroporto Internacional de Beja é uma infraestrutura já construída e sem restrições de expansão, preparada para tráfegos aéreos de passageiros e mercadorias, de médio e longo curso, que possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação."

Considera ainda a Plataforma que “a orientação estratégica da União Europeia determinando a substituição dos voos comerciais para distâncias inferiores a 600 km por soluções ferroviárias de velocidades superiores a 200 Km/ hora” e que “a evidência estratégica da localização geográfica do Aeroporto Internacional de Beja corresponder à solução procurada para salvaguarda duma infraestrutura aeroportuária nacional a completar o binómio Lisboa e Faro, no quadro do Sudoeste Ibérico.”

Na conferência de imprensa, da próxima 6ªfeira, para além da apresentação da Plataforma e dos seus primeiros subscritores também vão ser divulgadas algumas iniciativas, já em curso e outras em preparação, no sentido de “sensibilizar os decisores institucionais e mobilizar a opinião pública para a importância estratégica da utilização do Aeroporto Internacional de Beja e para a salvaguarda desta infraestrutura aeroportuária nacional a completar o binómio Lisboa e Faro.”

Comente esta notícia

Lamento incomodar com esta minha opinião que até pode ser considerada de inutilidade e ignorância, mas como nunca ninguém falou nela, talvez seja uma hipótese a apresentar. Sempre fui adepto do novo aeroporto em Beja, pois está preparado para tudo. Falta basicamente apenas uns edifícios para recepção. Depois, seria uma ligação de comboio rápido até Lisboa. (Veja-se a distância de alguns outros aeroportos internacionais ). Enquanto as linhas férreas rápidas não estivessem prontas, para Lisboa e outras cidades do interior, como Évora, Castelo Branco, Vuseu, etc. fazia-se carreiras rápidas de aviões mais pequenos para Lisboa. Agora o principal , foi retirado dz NEt: Os nossos Aeroportos : Bem-vindo ao Aeroporto de Beja. Alentejo, no coração de Portugal! Uma das regiões em maior expansão em Portugal, o Alentejo é muito conhecido pelos seus registos históricos e influência cultural. Com cerca de 31.603 km² (33% do continente) e aproximadamente 760 098 habitantes o Alentejo é uma região rica em atividades de lazer, cultura, aventura e praias - a famosa Costa Vicentina e Troia. O aeroporto de Beja está também muito próximo da barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa (250 km²), uma das principais atrações turísticas desta região. O Aeroporto do Alentejo está a oeste da cidade de Beja e foi inaugurado em abril de 2011. Este terminal de passageiros, de carga e de manutenção de aeronaves está preparado para receber práticamente todo o tipo aviões e de outras operações com um elevado nível de eficiência. Conectividade O Aeroporto de Beja está diretamente ligado à vasta rede de autoestradas que liga a cidade de Beja a todos os pontos do país, estando localizado a 12 km da cidade de Beja, a 170 km a sul de Lisboa e a 150 km a norte do Algarve. Poderia fazer ainda ligações aéreas a cidades vizinhas de Espanha , como por exemplo Sevilha e a costa Sul de Espanha. Não seria uma boa opção a somar às já existentes? Já agora Este texto foi retirado da publicação de Facebook das O.G.M.A. Para quem defende ou tem opinião da construção do novo aeroporto provisório ou não no Montijo ,bem pode refletir com esta impressionante notícia ambiental que se verifica e que mais tarde ou mais cedo, infelizmente irá bater a nossa porta, provavelmente mais rápido do que se possa pensar. A quantidade de gelo que derreteu na Groenlândia somente entre 15 e 17 de julho — 6 bilhões de toneladas de água por dia — seria suficiente para encher 7,2 milhões de piscinas olímpicas, de acordo com dados do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA. Em outras palavras, seria o suficiente para cobrir todo o estado de West Virginia, nos Estados Unidos, com 30 centímetros de água. Desculpem o incómodo desde já pelo tempo usado para ler este texto.

Vitor Ventura

26/01/2023

Porque o Alentejo merece, Beja merece, nós merecemos.

Antonio Manuel de Jesus Silva

26/01/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.