Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos debate setor do azeite
A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos celebra 70 anos de história juntando produtores, grande distribuição e especialistas para debater o setor do azeite em Portugal numa conferência que vai decorrer, hoje, Cineteatro Caridade, em Moura. Na sessão de abertura marca presença o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, no encerramento vai estar Álvaro Mendonça, presidente da CAP.
Fundada em 1954 por um grupo de agricultores que pretendiam transformar o azeite das suas produções de azeitona, a Cooperativa é, hoje, a maior do país em produção de azeite. Tem 1300 sócios olivicultores, 50 trabalhadores e produz em média, 6 mil toneladas de azeite por ano.
A evolução do mercado do azeite em Portugal, a dinâmica do preço, a importância da certificação e o papel do azeite na saúde, nutrição e gastronomia são alguns dos temas a abordar nesta conferência que se destina a sócios e parceiros da Cooperativa.
José Duarte, presidente do Conselho de Administração afirma que “a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos tem um papel a desempenhar na promoção do debate sobre o setor oleícola nacional e, ao celebrar 70 anos de história, preparou um programa abrangente que irá juntar todos os atores da cadeia de produção, do campo ao prato. Esta iniciativa assinala também todo o contributo da cooperativa para o desenvolvimento económico e social da região onde está inserida”.