Com capacidade para cerca de 200 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este estabelecimento de ensino pertence à Rede de Escolas para a Educação Intercultural, distinguindo-se pela integração de alunos migrantes. Atualmente o Agrupamento de Escolas de São Teotónio tem alunos de 32 nacionalidades.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro trata-se de “um espaço único onde se pode integrar verdadeiramente as comunidades, é um local onde se tratam as pessoas pelo nome e não pela nacionalidade. Quando inauguramos uma escola inauguramos uma porta para o futuro”.

Tiago Brandão Rodrigues “enalteceu o trabalho desenvolvido pela autarquia e pelas comunidades educativas do concelho, que têm um papel preponderante em educar as novas gerações.”

O ministro da Educação destacou ainda que este território tem recebido gentes provenientes de várias origens, migrantes e refugiados, que a determinado momento decidiram que esta será a sua nova casa e deu como exemplo o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, onde “a língua oficial é o português e é o português que aqui se aprende, mas a partir da língua materna de todas estas crianças. Sabemos que é necessário muito, muita audácia, muita bravura, mas é altamente recompensador".

Para Tiago Brandão Rodrigues com este novo espaço, o Agrupamento de Escolas fica dotado com melhores condições para dar continuidade a este projeto pedagógico.

FOTO: C.M.Odemira


 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.