CEBAL reforça equipa científica com oito novos profissionais altamente qualificados
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) vai reforçar a sua equipa científica com a contratação de oito novos investigadores – quatro mestres e quatro doutorados – no âmbito da estratégia CITAS – Investigação, Transferência e Ação Sustentável, cofinanciada pelo Programa Regional Alentejo 2030.
Os novos profissionais, especializados em áreas como Agronomia, Biologia, Biotecnologia, Ciências Agrárias, Engenharia do Ambiente, Informática e Química, vão contribuir para intensificar a investigação aplicada, acelerar a transferência de conhecimento e desenvolver soluções sustentáveis direcionadas para os setores agrícola, florestal e agroalimentar da região.
Paralelamente, o CEBAL está também a expandir as suas infraestruturas com a construção do novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – Edifício CEBAL, em Beja, promovido pela Câmara Municipal, e a instalação de um Laboratório Descentralizado em Odemira, em parceria com o município local. Estas estruturas vão consolidar a rede científica regional e reforçar os serviços de base tecnológica.
De acordo com a instituição, o reforço da equipa terá impacto direto na conservação da biodiversidade, adaptação às alterações climáticas e desenvolvimento de estratégias inovadoras e sustentáveis, ao mesmo tempo que promove a fixação de talento científico no território, cria novas oportunidades de emprego qualificado e apoia a coesão regional.
A iniciativa está alinhada com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo 2030 (EREI) e contribui para a promoção de sistemas produtivos mais sustentáveis, a aceleração da digitalização e da transição energética, reforçando o papel do CEBAL como agente de desenvolvimento do Alentejo.
Comente esta notícia
Destaques
Beja Consegue e CDU formalizam acordo para a governação do município de Beja
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
PCP confirma acordo na Câmara de Beja