Marta Vasconcelos, Diretora Adjunta do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), é a oradora convidada e vai abordar o impacto do aquecimento global na produção agrícola e consequentemente, na qualidade dos alimentos que consumimos.

A iniciativa “Um Dia Com…” apresenta este ano uma nova imagem, reforçando o foco principal em aproximar os cidadãos da ciência. Esta iniciativa tem como objetivo promover a cultura científica, proporcionando momentos que estimulam o diálogo e o pensamento crítico e a capacidade de fascínio pelo conhecimento, dando a conhecer à sociedade o que de mais inovador se faz nas diferentes áreas.

Hoje a sessão pretende abordar a ligação entre as alterações climáticas e o impacto na produção agrícola, especialmente na composição nutricional dos alimentos que consumimos, assim como as possíveis soluções para combater estes desafios.

De acordo com o CEBAL “o aumento das temperaturas, eventos climatéricos extremos, as alterações dos níveis de precipitação, assim como os elevados níveis atmosféricos de dióxido de carbono, têm vindo a apresentar consequências significativas nas práticas tendo um impacto no rendimento das colheitas, diminuindo a concentração de certos nutrientes e comprometendo a qualidade dos alimentos.”

Ainda segundo o CEBAL “para enfrentar estes desafios, é preciso recorrer a uma vasta abordagem que permita integrar práticas agrícolas sustentáveis, de modo a diminuir o impacto das alterações climáticas, e promover dietas saudáveis ricas em nutrientes.”

A sessão é aberta a investigadores, empresas e a todos os públicos interessados no tema.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.