CEBAL promove sessão ‘online’ sobre relógio biológico do ser humano
“It’s about time: exploring the role of the circadian clock in disease” é o mote para uma sessão online marcada para as 11.30 horas. . Esta é mais uma edição da iniciativa “Um dia com….” promovida pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).
Ângela
Relógio, professora e investigadora da Faculdade de Medicina de Hamburgo é a
oradora convidada de uma sessão que propõe dar a conhecer ao público o que é o
relógio biológico interno dos seres vivos, como funciona e influencia a nossa
saúde e o aparecimento e/ou progressão de doenças, como o cancro.
Segundo o CEBAL “a importância do tratamento por cronoterapia será outro dos temas a abordar” e durante a sessão serão abordadas as generalidades do relógio biológico interno do ser humano e da maior parte dos seres vivos, o chamado "ritmo circadiano", que não é mais do que oscilações biológicas fundamentais para o organismo e que são condicionadas por diversos estímulos ao longo de um ciclo dia/noite de cerca de 24 horas.
Esta sessão centra-se na investigação desenvolvida pela equipa de Ângela Relógio que pretende desvendar os reguladores responsáveis pelas alterações no relógio biológico e o seu papel no aparecimento de doenças como o cancro.
O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
