Estes quinze anos de atividade técnico-científica vão ser assinalados com um momento festivo e outras atividades que mostram o que é o Centro e o trabalho que desenvolve.

O CEBAL recorda que iniciou a sua atividade técnico-científica, em Beja e que este é “um centro de investigação e desenvolvimento privado, sem fins lucrativos, que se ergueu com o objetivo de desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto para a economia da região e propor soluções biotecnológicas para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de novas oportunidades, nomeadamente nas áreas da produção vegetal e animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos para a obtenção de valor acrescentado a partir de subprodutos e na pesquisa de novas formas de valorização de matérias-primas tradicionais.”

Rui Marreiros, Presidente do CEBAL, explica o motivo de assinalar o aniversário do CEBAL na Feira Patrimónios do Sul: “O CEBAL tem na sua génese contribuir para a valorização e criação de valor acrescentado para a região. Somos, assim, um Património do Território e é esse o motivo que nos leva a enquadrar a nossa comemoração no programa desta feira e a promover o slogan: “15 anos de Ciência para um Alentejo a Inovar”.”

Fátima Duarte, Diretora Executiva do Centro acrescenta ainda: “A Ciência é a nossa missão, e o território a nossa inspiração!”.

Na sexta-feira a celebração do aniversário do CEBAL é marcada de forma significativa, pelas 11.00 horas, no auditório do Parque de Feiras e Exposição, realiza-se o seminário “Bioeconomia Circular no Setor Vitivinícola”. Uma sessão dedicada à transferência de conhecimento e tecnologia sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção da uva e subprodutos do sector vitivinícola.

À tarde, a partir das 17.30 horas, o stand do CEBAL, recebe o ponto alto da comemoração, num momento festivo, em que se convida toda a comunidade a juntar-se àqueles que desde 2008 fazem parte da história do CEBAL e que contribuíram com o seu trabalho ao longo destes 15 anos em prol do desenvolvimento do Território.

No sábado, pelas 16.00 horas, no stand do CEBAL, a tarde é para miúdos e graúdos, com a atividade “mãos na massa” para os mais pequenos, que envolve a moldagem de papel. Esta ação é promovida pelo Ciência à la Carte, o projeto de literacia científica infantil do CEBAL.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.