Esta iniciativa pretende ser mais um passo no caminho para a construção de uma Bioeconomia Circular e de simbiose entre setores industriais. O evento online do CEBAL pretende disseminar e demonstrar soluções assentes numa bioeconomia circular, indo ao encontro das metas europeias para uma transição digital e verde na indústria do futuro. Pretende-se unir a investigação científica e o setor agrícola e agroalimentar, apoiando-os na valorização de recursos endógenos, subprodutos e águas residuais, abrindo uma janela de oportunidades para simbioses com as indústrias alimentar, farmacêutica ou biotecnológica, bem como para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Por um lado, será abordada a valorização integrada e sustentável de Cynara cardunculus (cardo), cujas flores são ingrediente fundamental no fabrico de queijos tradicionais, as folhas são fonte de compostos bioativos de interesse para a indústria farmacêutica, alimentar e cosmética, e a biomassa tem um alargado leque de potenciais aplicações industriais. Por outro lado, apresenta-se a gestão circular de águas residuais de queijaria, conjugando o tratamento, através de tecnologia de membranas, com a recuperação de compostos nutricionais de valor acrescentado, como a proteína, lactose e vitaminas, com aplicações em outros setores de atividade.

Fátima Duarte, vice-presidente do CEBAL, explica de que forma vai ser feita a abordagem dos dois projetos no evento agendado para hoje, proporcionando uma união “obvia”, importante para a intensificação destes setores no território

Fátima Duarte reconhece que o evento, reveste-se de grande importância não só na divulgação do trabalho do CEBAL, mas também para chegar a contatos internacionais.

O evento termina com uma análise sobre a promoção da competitividade rural, tendo por base as estratégias de valorização apresentadas, estando esta análise a cargo de representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS Beja) e da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo). A iniciativa, agendada para as 14.00 horas será transmitida online, via Zoom e Facebook.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.