CEBAL apresenta projeto de impulso para a bioeconomia e sustentabilidade no Alentejo
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), avança com o projeto BIOALENTEC-Transferência de Conhecimento e Tecnologia para uma Bioeconomia Sustentável, Circular e Resiliente no Alentejo. Trata-se de um projeto financiado pelo ALENTEJO 2030 através do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Potenciar a valorização económica dos resultados de I&D e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para os setores agrícola, florestal, pecuário e agroalimentar da região, no âmbito da bioeconomia são os principais objetivos.
O BIOALENTEC, coordenado pela investigadora Eliana Jerónimo do CEBAL, concentra-se nas principais áreas de intervenção do centro com destaque para a promoção da qualidade dos produtos agroalimentares, a produção e sanidade animal, a proteção e valorização dos recursos genéticos vegetais, o desenvolvimento de tecnologias limpas e bioprodutos, bem como a produção sustentável de biocombustíveis.
O projeto inclui a realização de um conjunto de ações de promoção, divulgação, demonstração e experimentação de conhecimento científico e tecnológico, focadas na transição para uma Bioeconomia Sustentável, Circular e Resiliente no Alentejo.
De acordo com o CEBAL, “pretende-se valorizar economicamente os produtos alimentares produzidos na região, ao fortalecer a competitividade do setor e posicionando o Alentejo como referência em qualidade agroalimentar.”
Ainda segundo o CEBAL, o BIOALENTEC aposta no reforço da transferência de conhecimento científico e tecnológico na área da bioeconomia, promovendo a sua aplicação em setores estratégicos do Alentejo, como contributo para a sustentabilidade, a circularidade e a resiliência da economia regional.