São duas as ações previstas, no distrito de Portalegre, hoje o tema em destaque é  “DOP Nisa em análise”, no dia 29 vai falar-se “Portalegre Circular em análise”. Os trabalhos decorrem em formato online.

 Nesta quarta sessão do programa itinerante nacional, lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Universidade de Évora (UÉvora), a discussão gira em torno da valorização do Cardo na produção do queijo de Nisa e o seu contributo para uma Economia Circular.

Segundo o CEBAL “com a chegada do Verão, também a recolha da flor do Cardo (Cynara cardunculus) se aproxima. A flor desta planta é um ingrediente fundamental na produção de queijos no nosso país, como o queijo DOP Nisa, o protagonista da primeira parte deste programa.”

Ainda de acordo com o CEBAL “além da valorização da flor, o Cardo é uma planta multifuncional adequada à extração de bioingredientes e biomassa com aplicações diversas: desde a indústria alimentar, a energia até à indústria farmacêutica, o que a torna adequada à inserção numa Economia Circular, o foco da segunda parte deste programa.”

O programa itinerante de Valorização do Cardo já contou com mais de 200 participantes de diferentes regiões do país e pretende chegar a muito mais, numa estratégia de promoção de soluções integradas de utilização e produção deste recurso endógeno de alto valor. Esta iniciativa é uma atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, este é um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.