A iniciativa juntou 15 investigadores e técnicos de vários países, num encontro que teve como foco a Reserva da Biosfera de Castro Verde, um dos casos de estudo deste programa internacional.

Para além de uma reunião no Fórum Municipal de Castro Verde os investigadores visitaram o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, propriedade da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), o Centro de Artes e da Viola Campaniça e a Basílica Real de Castro Verde.

Este consórcio internacional é composto por parceiros da Noruega (Universidade de Bergen, entidade coordenadora), Suécia, Canadá, África do Sul, França e Portugal, representado pela Universidade de Coimbra. Apenas o parceiro do Chile não pôde marcar presente nesta visita.

A Reserva da Biosfera de Castro Verde foi selecionada como um dos casos de estudo pela sua relevância no contexto da conservação e pela relação harmoniosa entre pessoas e natureza, marca distintiva do território.

Avaliar a eficácia das reservas da biosfera como medidas de conservação, analisando como diferentes contextos territoriais e sociais contribuem para o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a preservação da natureza é o principal objetivo deste projeto.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.