À semelhança de edições anteriores, os cidadãos podem doar o troco das suas compras numa farmácia aderente ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude e os donativos vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

De acordo com a Associação Dignitude “1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar” citando o  Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School.

Desde o início do Programa abem, em 2016, já foram dispensadas, no distrito de Beja,  128.184 embalagens de medicamentos no no âmbito desta iniciativa.

Os beneficiários deste Programa são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.