Dotar os participantes de ferramentas na área da informação turística, de forma a garantir uma melhoria no atendimento e acompanhamento de visitas guiadas são os objetivos da iniciativa. 

Assim e, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, o município realiza um programa que inclui várias ações de formação dirigidas aos colaboradores da autarquia e outros agentes locais (entre 26 de setembro e 31 de outubro).

Integrado neste programa vai ter lugar, no dia 28 de setembro, pelas 18:00 horas, na Biblioteca Municipal Doutor Palma Caetano, a iniciativa cultural "Vai de Centro ao Centro", um encontro em roda, onde se partilham contos, cantigas e memórias com as idades maiores. Celina da Piedade, Ana Santos e Cristina Taquelim entrarão na dança para religar o tempo e as comunidades.

“Pretende-se assim”, explica a autarquia, “diferenciar o concelho de Vidigueira, enquanto destino promotor de experiências capazes de atrair novos turistas e de fidelizar aqueles que já visitam a região, quer em trabalho ou de férias”.

Acrescenta que “são cada vez mais os profissionais ao serviço deste setor e, nesse sentido, há que capacitar para a melhoria dos serviços no atendimento ao turista que escolhe «Vidigueira, Onde o Tempo se Vive»”.

O município sublinha, ainda que estas ações funcionam, também, “como momentos de partilha de experiências entre os agentes que trabalham ao serviço da atividade turística concelhia, criando propostas de trabalho em rede entre eles e a comunidade local, sendo também este o segredo para o sucesso do turismo nos territórios”.


PLANO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO:

(as sessões decorrem entre as 9:30 e as 13:00 horas)

 -A marca de um destino como fator de desenvolvimento turístico-cultural de uma região: o exemplo de Vidigueira – Onde o Tempo se Vive!

Local: Centro do Património e Turismo de Vidigueira

Data: 26 de setembro

-Vidigueira: História e Personalidades

Local: a designar

Data: 3 de outubro

-Museus, Património e Identidade", reportando-o ao caso do Museu Municipal de Vidigueira

Local: Museu Municipal de Vidigueira

Data: 10 de outubro

 -A presença romana na Vidigueira - Ruínas Romanas de S. Cucufate

Local: Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de S. Cucufate

Data: 17 de outubro

 -Recursos Naturais e Turismo de Natureza no concelho de Vidigueira

Local: Pedrógão do Alentejo

Data: 24 de outubro

 -A importância do enoturismo para a preservação da identidade cultural - Casa das Talhas

Local: Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito

Data: 31 de outubro

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.