Beja e Vidigueira estão na lista de 27 concelhos que registam uma taxa de incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes, pelo se tiveram uma segunda avaliação negativa podem ficar retidos ou recuar no plano de desconfinamento.

O plano, recorde-se, prevê quatro fases, três já implementadas a 15 de março, 5 e 19 de abril, a última estava prevista para 3 de maio, mas foi antecipada para o próximo sábado, dia 1.

Nesse dia o Governo decidiu abrir as fronteiras terrestres com Espanha.

Cafés, pastelarias, restaurantes e atividades similares passam a poder funcionar, tanto no interior (máximo de 6 pessoas por mesa), como em esplanadas (máximo de 10 pessoas por grupo), até às 22.30 horas, durante a semana e ao fim-de-semana.

Todas as lojas e centros comerciais podem estar abertos, durante a semana, até às 21.00 horas e, ao fim-de-semana e feriados, até às 19.00 horas.

Os espetáculos culturais podem prolongar-se até às 22.30 horas e casamentos, batizados e outras celebrações poderão realizar-se com 50% da lotação do espaço onde decorrerem.

A última fase de desconfinamento vai decorrer já fora do período do estado de emergência, que termina ao fim de 173 dias consecutivos, depois de ter sido decretado por Marcelo Rebelo de Sousa por 15 vezes desde que se registaram os primeiros casos de contágios pelo novo coronavírus em março do ano passado.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.