Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito das unidades curriculares de "Eventos e Protocolo" e "Turismo Internacional", lecionadas pelas professoras Ana Paula Figueira e Ana Isabel Rodrigues.

Celebrar a riqueza cultural e a diversidade identitária de São Tomé e Príncipe, através de um programa que combina reflexão, mostra cultural e experiência artística, reunindo convidados de relevo do universo lusófono é o principal objetivo.

O evento "Encantos de São Tomé e Príncipe" nasce do compromisso dos estudantes em articular aprendizagem académica, criatividade e responsabilidade cultural. Através de um trabalho colaborativo, os futuros profissionais de turismo exploram o papel dos eventos e da hospitalidade como instrumentos de valorização da diversidade e do diálogo entre povos.

A iniciativa começa com a Tertúlia "Vozes da Ilha: Cultura, Memória e Futuro" que vai decorrer, entre as 14.30 e as 16.30 horas, na ESTIG. Uma conversa aberta, com moderação a cargo dos alunos, sobre identidade cultural, tradição, diáspora, empreendedorismo e futuro de São Tomé e Príncipe, com a presença de figuras ligadas à diplomacia, à literatura e ao associativismo.

Paralelamente, realiza-se uma Mostra Cultural e Académica, com objetos tradicionais, artesanato, trajes e trabalhos multimédia realizados pelos estudantes, no âmbito do modelo pedagógico Project-Based Learning (PBL), que privilegia a aprendizagem pela prática e o envolvimento ativo na comunidade.

À noite, o Beja Parque Hotel, acolhe, pelas 20.00 horas, o Jantar-Performance "Sabores e Sons de São Tomé", um momento de celebração cultural e artística, que une gastronomia, poesia, música e dança, com atuações de Lucas Pina (música), Olinda Beja (autora, poeta e Embaixadora da Cultura de São Tomé e Príncipe) e da Associação Juntos sem Fronteiras (dança).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.