Processo secular de Maria Hilária Freire

O documento em destaque é um Auto Breve Apostólico que alcançou Maria Hilária Freire, recolhida no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Beja, para nele ser conservada em hábito secular.

Estes documentos contêm uma Bula em pergaminho redigida em latim e assinada pelo Papa.

Na Igreja católica, freira é a designação dada a uma mulher que renuncia à vida em sociedade e opta por recolher-se num convento ou mosteiro, passando a ter uma vida inteiramente dedicada aos serviços religiosos.

As freiras são mulheres consagradas à religião, assumem os compromissos de castidade, obediência e pobreza por meio de votos. Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade e de educação. Estas por norma fazem parte de ordens ou congregações religiosas de características mendicantes.

O processo pertence ao Fundo da Câmara Eclesiástica de Beja, é datado de 1778 e enquadra-se na série documental relativa a processos para educandas, seculares, noviças e professas que podem ser consultados presencialmente no Arquivo Distrital de Beja ou pesquisados em  https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1081025

 

CRÉDITOS DE IMAGEM

Título: Processo secular de Maria Hilária Freire

Cota: CX.0002

Código de referência: PT-ADBJA-DIO-CEBJA-012-0032

Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja

Direção: Anita Tinoco

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.