Assento de batismo de Fialho de Almeida

A 7 de maio assinala-se mais um ano sobre a data de nascimento do autor de “O País das Uvas”, daí destacar-se o registo do assento de batismo de José Valentim Fialho de Almeida.

O assento de batismo de Fialho de Almeida ocorreu na Igreja Paroquial de São Cucufate da Vila de Frades, concelho da Vidigueira, a 8 de junho de 1857. Este assento de batismo encontra-se registado a folhas 72v. do livro de batismos daquela paróquia referente ao ano de 1857. Os registos de batismo referentes a este ano encontram-se disponíveis para visualização na base de dados do Arquivo Distrital de Beja em https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1058200

Do registo de nascimento consta que Fialho de Almeida recebeu o nome próprio de José e que se tratava do primeiro filho do primeiro matrimónio de seus pais: Valentim Pereira d’ Almeida, natural de Oleiros, e de Mariana da Conceição Fialho, natural de Vila de Frades.

Apesar de se ter formado em medicina, Fialho de Almeida praticamente nunca exerceu a profissão de médico. Toda a sua vida foi dedicada à escrita, seja enquanto jornalista, seja enquanto escritor. Da sua produção literária destacam-se várias as obras, tais como “A cidade do vício” “Os gatos”, entre outras.

Com origens no distrito de Beja, Fialho de Almeida é sem dúvida um dos mais notáveis escritores portugueses!

 

CRÉDITOS DE IMAGEM

Título: Assento de batismo de Fialho de Almeida

Cota: D2.Cx.1084

Código de referência: PT/ADBJA/PRQ/VDG04/001/B016

Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.