Assento de batismo de António Vasquez Garcia

O documento apresentado refere-se a uma personalidade do concelho de Barrancos que se notabilizou como proprietário e como presidente da Câmara Municipal de Barrancos em meados do século XX.

Enquanto proprietário de vários hectares de terra investiu na campanha do trigo e dedicou-se à exploração de produtos hortícolas e de citrinos. Foi sócio maioritário da empresa Noudar, Lda, sediada em Moura, indústria de conservas de carne e vegetais, armazenista e exportadora e no ano de 1950 assumiu a representação da concessão da Volkswagen na zona Sul do país.

Reconhecido como pessoa influente tanto em Portugal como em Espanha por se relacionar com  as elites políticas nacionais e espanholas é recordado por ajudar a libertar vários barranquenhos presos em Badajoz, Encinasola e Huelva por prática de contrabando.

Nascido a 28 de setembro de 1897, António Vasquez Garcia foi batizado na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição em Barrancos a quatro de novembro, sendo filho primogénito de José Garcia Pérez e Teresa Vasquez Péres.

António Vázquez casou com Maria das Dores Garcia Ramírez (neta de Sebastian Ramírez – fundador das conservas Ramírez), tendo por cunhado Sebastião Ramírez (ministro de Salazar).

O assento de batismo de António foi registado com o n.º 82 no livro de batismo da Paróquia de Barrancos que se encontra no Arquivo Distrital de Beja, podendo visualizado gratuitamente em https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1042285#:~:text=PT-ADBJA-PRQ-BRC01-001-B040_m0086.TIF

 

CRÉDITOS DE IMAGEM

Título: Assento de batismo de António Vasquez Garcia

Cota: BRC01/001/cx.0132/liv.B040

Código de referência: PT/ADBJA/PRQ/BRC01/001/B040

Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.