Alvará de D. Manuel I sobre a expansão de Beja

Os limites da cidade de Beja foram sofrendo alterações ao longo dos séculos. Estas alterações resultam de vários fatores, entre quais se destacam o aumento do número de habitantes bem como a necessidade lhes proporcionar condições para aqui residirem e trabalharem.

Na documentação da Câmara Municipal de Beja, que se encontra em depósito no Arquivo Distrital de Beja, consta um documento que ilustra precisamente esta situação.

O documento em questão, trata-se de um Alvará de D. Manuel I, do ano de 1504, através do qual o monarca acede ao pedido que lhe fizeram de Beja no sentido de permitir que a urbe se expandisse para fora do recinto amuralhado, procurando, desta maneira acompanhar a tendência de crescimento populacional registado naquela época.

No mesmo Alvará, D. Manuel I para além de autorizar a expansão da vila para fora das muralhas, ordena que em Beja se desse terreno ao povo gratuitamente e com isenções de foros, ou seja, sem haver lugar ao pagamento de qualquer contrapartida. Daqui resulta que a população poderia utilizar as terras para cultivo sem que lhe fosse cobrada qualquer renda e/ou foro.

Consulte outros documentos desta natureza na base de dados do Arquivo Distrital de Beja: https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1084073

 

CRÉDITOS DE IMAGEM

Título: Alvará de D. Manuel I sobre a expansão de Beja

Cota: D1.A1.P1. - Livro 1.º de Registo da Câmara – 1506-1532, fls. 68

Código de referência: PT/ADBJA/AL/CMBJA/A/001/0001

Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.