
Alvará de D. Manuel I sobre a expansão de Beja
Os limites da cidade de Beja foram sofrendo alterações ao longo dos séculos. Estas alterações resultam de vários fatores, entre quais se destacam o aumento do número de habitantes bem como a necessidade lhes proporcionar condições para aqui residirem e trabalharem.
Na documentação da Câmara Municipal de Beja, que se encontra em depósito no Arquivo Distrital de Beja, consta um documento que ilustra precisamente esta situação.
O documento em questão, trata-se de um Alvará de D. Manuel I, do ano de 1504, através do qual o monarca acede ao pedido que lhe fizeram de Beja no sentido de permitir que a urbe se expandisse para fora do recinto amuralhado, procurando, desta maneira acompanhar a tendência de crescimento populacional registado naquela época.
No mesmo Alvará, D. Manuel I para além de autorizar a expansão da vila para fora das muralhas, ordena que em Beja se desse terreno ao povo gratuitamente e com isenções de foros, ou seja, sem haver lugar ao pagamento de qualquer contrapartida. Daqui resulta que a população poderia utilizar as terras para cultivo sem que lhe fosse cobrada qualquer renda e/ou foro.
Consulte outros documentos desta natureza na base de dados do Arquivo Distrital de Beja: https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1084073
CRÉDITOS DE IMAGEM
Título: Alvará de D. Manuel I sobre a expansão de Beja
Cota: D1.A1.P1. - Livro 1.º de Registo da Câmara – 1506-1532, fls. 68
Código de referência: PT/ADBJA/AL/CMBJA/A/001/0001

Destaques

Colisão entre dois veículos um deles da GNR faz três feridos ligeiros em Serpa

Hospital de Beja já tem Unidade de Intervenção Cardiovascular

PJ detém suspeito de tentar matar com arma branca mulher em Beja
