Segundo os promotores aquilo que se pretende é “lembrar a reforma agrária pelo testemunho de alguns dos seus protagonistas que ainda hoje resistem, de que são exemplos as Cooperativas “Seara de Vento”, de Albernoa, e “Monte Coito”, de Ourique.”

Esta visita decorre ao longo de todo o dia, a concentração está marcada para as 10.00 horas, junto à Casa da Cultura de Beja, os participantes partem depois em direção a Albernoa, onde vai ser feita uma visita ao equipamento que resta da União de Cooperativas de Albernoa, utilizado atualmente pela Cooperativa Seara de Vento. Estão previstas duas intervenções, uma com um breve historial das cooperativas agrícolas de Albernoa e da sua especificidade  no contexto geral das novas unidades de produção da Reforma Agrária e outra  do dirigente da Cooperativa Seara de Vento, José Mariano Rafael, que vai destacar o que hoje resta da Reforma Agrária em Albernoa.

A visita prossegue em Ourique, na Cooperativa do “Monte Coito”, antes do almoço, o seu presidente José David vai fazer uma intervenção sobre a realidade hoje das cooperativas agrícolas do Baixo Alentejo. O almoço conta com a presença do Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde que vai cantar um conjunto de “modas de Abril”.

Beja é o destino que se segue, com os participantes desta visita a chegarem à Biblioteca José Saramago por volta das 16.15 horas, neste espaço a proposta é a visita à exposição “Campos do Sul, Memória de uma Revolução, Transformações Económicas e Sociais, 1974-1975”, segue-se uma mesa redonda que vai abordar o tema “Questão da terra na Revolução de Abril”.

O encerramento da visita está marcado para as 18.00 horas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.