Viola campaniça de O Gajo e cante feminino no Encontro de Culturas de Serpa
A colaboração entre a viola campaniça de João Morais-O Gajo e o grupo de cante alentejano As Papoilas do Enxoé é apresentada esta quarta-feira, em Vale de Vargo, no concelho de Serpa, integrada no Encontro de Culturas.
O espetáculo, de apresentação única, tem início às 19:30, no âmbito da programação da XIX edição do Encontro de Culturas, que está a decorrer no concelho de Serpa, revelou a assessoria de imprensa de João Morais (O Gajo).
Trata-se do culminar de um trabalho desenvolvido a partir do início da pandemia de covid-19 entre O Gajo e o grupo feminino de cante alentejano As Papoilas do Enxoé, de Vale de Vargo.
“Quando todos os ranchos paravam e se desmobilizavam, era importante não baixar os braços e criar formas de manter a atividade e a criatividade”, pelo que João Morais, quando desafiado para esta colaboração, considerou que “não avançar não era uma hipótese”.
Iniciado em 2016, o projeto O Gajo tem “a viola campaniça como protagonista”, numa “abordagem musical ao instrumento e respetivas potencialidades essencialmente contemporânea e urbana”.
Já As Papoilas do Enxoé, atualmente com 18 elementos, “têm 17 anos de existência na recolha e preservação do cante alentejano”, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2014.
Estes “dois universos uniram-se em Serpa”, originando “um resultado único de sonoridades entre o popular e a modernidade”, segundo a assessoria de João Morais, que considerou que este foi “um grande desafio”.
“Nunca quis comprometer o formato de um cantar ancestral ou de alguma forma distorcer a sua essência. Queria que se sentisse a presença da minha abordagem mais atual e que isso pudesse enaltecer as vozes”, frisou O Gajo, citado no comunicado.
Ainda segundo o músico, este foi um trabalho “feito com pinças e, acima de tudo, com muito respeito pelo património imaterial que é o cante alentejano”.
O projeto contou ainda com a colaboração dos músicos Carlos Barretto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), que trabalharam na gravação de um disco do projeto nas sessões de estúdio no Musibéria, em Serpa.
Na quarta-feira, os dois músicos também irão subir ao palco para a apresentação única do projeto, em Vale de Vargo.
A XIX edição do Encontro de Culturas, em Serpa, promovido pela câmara municipal, arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo, com diversos concertos e oficinas, disse a organização, em comunicado.
Cristina Branco (também na quarta-feira), Couple Coffee, Fogo Fogo, Duarte, Eskorzo, Maria João - OGRE electric, Arnaldo Antunes com Vitor Araújo, Buika e João Frade com Roberto Mendes são outros dos artistas que ainda estão previstos atuar, até domingo.
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja

