Vinhos do Alentejo tem projeto pioneiro que transforma fitas de rótulo em caixas de transporte
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de lançar uma caixa de transporte de vinho, denominada Re:Boxed, produzida a partir da reciclagem da fita dos rótulos, um material que até agora não tinha destino útil. Um projeto pioneiro que dá mais um passo na sustentabilidade do setor vitivinícola.
A nova embalagem nasce de um processo inovador que transforma o papel siliconado utilizado nos rótulos em matéria-prima para a indústria papeleira, evitando que toneladas de resíduos acabem em aterros ou sejam queimados.
Este projeto dos Vinhos do Alentejo permitiu que desde o início deste ano 14 toneladas de fita de rótulos deixassem de ser descartadas. Disponibilizar aos produtores do Alentejo, em exclusivo, uma opção de embalagem de transporte nacional e internacional para as vendas online, enoturismos ou concursos de vinhos é o objetivo da CVRA com este projeto.
O projeto surge no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que desde 2015 coloca a região na vanguarda da produção vitivinícola sustentável em Portugal e no Mundo. Atualmente, o PSVA conta com mais de 700 membros, representando cerca de 63% da área de vinha do Alentejo, e 27 produtores certificados com um selo de produção sustentável reconhecido internacionalmente.
O lançamento da caixa sustentável dá resposta a uma necessidade já identificada pela CVRA, que encontra agora na Partícula Verde o parceiro certo para promover mais uma prática circular. Esta iniciativa “reforça a bandeira da sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo e posiciona a região ao nível internacional enquanto um dos maiores exemplos de resiliência face aos desafios climáticos.”
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro
