Vidigueira: Museu recebe exposição “As Marionetas do Roger”
“As Marionetas do Roger” assim se intitula uma exposição que vai ser, esta tarde, inaugurada no Museu Municipal de Vidigueira.
Esta mostra reúne um conjunto de marionetas de Rogério Fialho, “um colecionador inveterado, um guardador de afetos, um apaixonado confesso pelo universo da infância” que ao longo de décadas, “reuniu e preservou dezenas de marionetas - criando um espólio de valor cultural e emocional incalculável.”
Rogério Fialho nasceu a 25 de dezembro de 1963, em Salvada. Cresceu em Baleizão e, desde 1982, encontrou casa e comunidade em Cabeça Gorda, onde vive até hoje.
Casado e pai de dois filhos, é uma figura carismática e multifacetada da freguesia, conhecido pela sua alegria contagiante e entrega à cultura popular.
Meninas e meninos, senhoras e senhores... convosco: Máaaagico Roger! É assim que se apresenta uma das mais encantadoras e divertidas criações de Rogério Fialho.
Funcionário da administração pública de profissão, é nos palcos da cultura, do teatro, da brincadeira e da imaginação que verdadeiramente se realiza.
Fundou, em 1978, o inesquecível Grupo de Teatro Jodicus, com o qual tem percorrido o país - e além-fronteiras - levando o encanto da representação a salões paroquiais, praças públicas, lares, infantários, prisões e festivais internacionais.
Entre as suas personagens mais acarinhadas está o hilariante e ternurento Mágico Roger, um verdadeiro embaixador da alegria, capaz de arrancar gargalhadas e sorrisos em qualquer idade.
Rogério Fialho é um apaixonado pelas marionetas e pelos brinquedos.