A campanha parte da ideia de que as escolhas do dia a dia não desaparecem: deixam marcas nos solos, na água, nos ecossistemas e, em última instância, na nossa própria saúde. Quando os medicamentos são descartados incorretamente no lixo comum ou nos esgotos domésticos, os seus resíduos regressam ao nosso quotidiano sob a forma de poluição ambiental. Em sentido inverso, o encaminhamento correto através do sistema VALORMED permite reduzir a Pegada EcoMED - a pegada ecológica do medicamento - tornando-a tão pequena quanto possível,  evitando impactos negativos no ambiente ao mesmo tempo que protege a saúde presente e futura.

Com esta campanha, a “VALORMED quer mostrar que, ao   entregar os medicamentos fora de uso e de prazo no local certo, cada cidadão está a deixar uma marca positiva no planeta e na saúde, garantindo o futuro das próximas gerações», afirma Luís Figueiredo, diretor-geral da VALORMED.

A VALORMED é uma Sociedade Sem Fins Lucrativos, constituída em 1999, à qual está atribuída a responsabilidade da gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica através do SIGREM (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos).

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.