Em comunicado, a academia indicou que o prémio, denominado “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”, visa “estimular a produção de obras” nestes domínios, tendo como base e inspiração o 25 de Abril, no âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário.

Pretende igualmente “apelar à participação dos grupos jovens nestas comemorações e incentivar a articulação entre diferentes níveis de ensino”, sublinhou.

Segundo a UÉ, são admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 15 anos e inscritas no ensino secundário, incluindo escolas do ensino artístico especializado.

A entrega do prémio, no valor de 1.500 euros por categoria, será efetuada numa cerimónia pública a realizar na celebração do Dia da Universidade de Évora, data comemorada anualmente no dia 01 de novembro.

Nesse dia, realçou a academia, a obra escolhida na categoria de composição será apresentada ao público, enquanto o trabalho vencedor na categoria de pinturas e ilustração será igualmente exposto.

As obras concorrentes em prosa serão avaliadas por um júri composto pelos professores universitários Ana Luísa Vilela e Cláudia Sousa Pereira, da UÉ, e Carlos Reis, da Universidade de Coimbra.

Para os trabalhos em verso, o júri é constituído pelos professores universitários Elisa Nunes Esteves e Carla Ferreira de Castro, da UÉ, e Maria Lúcia Dal Farra, da Universidade Federal de Sergipe, do Brasil.

No que respeita à composição musical, o júri é formado pelos professores universitários Ana Telles, Christopher Bochmann e Pedro Amaral, da UÉ, e por Sara Carvalho, da Universidade de Aveiro.

Já em relação à categoria pintura e ilustração, integram o júri os professores da Universidade de Évora Filipe Rocha da Silva e Pedro Portugal e a artista plástica Margarida Lagarto.

As candidaturas ao prémio estão abertas até às 24:00 do dia 19 de junho deste ano.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.