O projeto da ULSBA, que avançou no início deste ano, pretende substituir os vários materiais de plástico em utilização na instituição, por objetos em tecido não tecido, por exemplo, sacos, porta documentos e estojo de canetas. Aquilo que se pretende é a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano.

Segundo a ULSBA, o projeto, a par desta “jornada verde”, tem ainda um cariz social muito importante. Fruto, por exemplo, da alteração de processos de trabalho resultante da transformação digital, verifica-se a disponibilidade de tempos de trabalho de vários colaboradores. Neste âmbito, o projeto tem como objetivo explorar as competências e capacidades destes colaboradores, motivá-los e envolvê-los na obtenção de um objetivo maior e, desta forma, promover a sua valorização.

Envolver de forma direta os doentes, mais especificamente os que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, de maneira a facilitar a sua reabilitação e integração social é outro objetivo.

Ainda de acordo com a ULSBA “em termos económicos, estima-se a redução dos custos diretos de aquisição de sacos de plástico e, em termos indiretos, na otimização da utilização dos recursos existentes.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.