Turismo do Alentejo aposta no enoturismo e no Lago Alqueva com candidaturas ao Alentejo 2030
O Turismo do Alentejo, através da Entidade Regional de Turismo e da Agência Regional de Promoção Turística, apresentou duas candidaturas ao Programa Regional Alentejo 2030, no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE, com um investimento global superior a 700 mil euros.

As apostas estratégicas incidem sobre dois eixos principais: o enoturismo e a valorização do território do Lago Alqueva. No caso do PROVERE Enotur, o objetivo é posicionar o Alentejo e o Ribatejo na linha da frente da promoção internacional dos destinos de vinho. "Queremos, daqui a dois anos, ter uma das plataformas tecnológicas mais avançadas do mundo para a promoção e comercialização dos produtos enoturísticos", afirmou José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
O projeto prevê o desenvolvimento do Portal Enotur, acompanhado por uma campanha digital de ativação internacional, que visa ultrapassar limitações estruturais na comunicação integrada, na promoção digital e na visibilidade externa da região como destino de enoturismo sustentável. “Estamos empenhados em colocar o Alentejo na vanguarda da comunicação dos destinos de vinho, gastronomia e cultura”, acrescentou José Santos.
A segunda candidatura apresentada é relativa à promoção internacional do calendário de eventos "Alqueva", projeto-âncora da EEC “Alqueva + Inovador”. Inserido no Eixo Estratégico IV – Promoção dos produtos do território do Lago Alqueva, o projeto foca-se na promoção estruturada dos ativos territoriais através de campanhas dirigidas a mercados estratégicos.
“Este projeto assume como desígnio afirmar o destino ‘Alqueva’ no panorama internacional, com a promoção externa de um calendário diversificado de eventos culturais, turísticos e gastronómicos nos municípios abrangidos pelo EFMA (Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva)”, referiu ainda José Santos. Os principais mercados-alvo são Alemanha, França e Inglaterra.
As duas candidaturas refletem a aposta do Turismo do Alentejo numa estratégia de qualificação e promoção internacional assente em produtos identitários do território, como o vinho, a gastronomia e os recursos naturais ligados ao Grande Lago.