Tradicional presépio com figuras em tamanho real volta a 'ocupar' Monsaraz
O tradicional presépio com figuras em tamanho real de Monsaraz voltou a ‘ocupar’ as ruas desta vila medieval, no concelho de Reguengos de Monsaraz.
A iniciativa, que se realiza pela 22.º ano consecutivo, integra o evento “Natal em Reguengos”, que se prolonga até 06 de janeiro do próximo ano, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.
Segundo a autarquia, o presépio, concebido pela escultora Teresa Martins e constituído por 46 figuras em tamanho real, vai ser inaugurado, na quarta-feira, às 11:30, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.
Os elementos deste grupo coral vão percorrer as ruas da vila medieval ‘ao lado’ das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se ‘dirigem’ para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, colocados no castelo.
As esculturas que formam o presépio estão feitas em ferro e rede e são recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, lembrou a câmara municipal.
Pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, as figuras têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, acrescentou.
O evento “Natal em Reguengos” inclui também um mercado de Natal, na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, que se realiza aos fins de semana, até 19 de dezembro, promovido pela Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz.
A chegada do Pai Natal à cidade alentejana, atuações musicais, passeios de ‘tuk-tuk’, animação de rua, contos para crianças, um passeio solidário de cicloturismo e uma corrida de atletismo são outros dos atrativos da iniciativa.
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Ministra Graça Carvalho diz que "Beja é seguramente a capital de distrito mais abandonada do país e isso não pode continuar"
GNR detém em Beja seis estrangeiros por suspeita de permanência ilegal no país

